O Meu Deus Abre Portas E Caminhos Onde Ninguém Vê!
Êxodo 14:15
Neste texto das Escrituras encontramos uma das mais significativas interferências de Deus na história do seu povo. Foi uma espécie de selo divino quanto à libertação de Israel do jugo egípcio. Depois da libertação do povo de Deus do Egipto (a maior nação daquela época), o povo de Deus, sob o comando de Moisés, se dirige pelo deserto em direcção ao Mar Vermelho.
Faraó, então, com o coração endurecido por Deus, resolve reunir seu exército para perseguir e levar o povo de Deus de volta ao Egipto, para permanecer na condição de escravos.
A situação torna-se difícil, pois o povo de Deus, está cansado e sem armas, está agora entre o mar e o exército egípcio nas areias escaldantes do deserto, encurralado e com medo. É neste momento de crise, que Deus se manifesta, de forma incrível, o Seu poder e a Sua glória, abrindo uma porta onde ninguém via uma saída, e um caminho de vitória para o Seu povo.
O NOSSO DEUS ABRE PORTAS E CAMINHOS ONDE NINGUÉM IMAGINA!
Que cena tremenda a da abertura do Mar Vermelho diante do povo de Israel. O povo estava com medo, oprimidos pela investida e proximidade do inimigo, fracos diante de tantos obstáculos e sem saída.
Mas o Senhor surpreende e faz algo extraordinário e inesperado. Não os manda os manda fugir pelo deserto, nem lutar contra seus opressores e perseguidores.
Simplesmente faz o povo voltar-se para o sobrenatural, eles deveriam marchar em direcção ao mar.
O que era impossível para o homem, era perfeitamente possível para Deus!
Ninguém via a porta da fuga e, muito menos, um caminho de vitória naquele mar.
Mas o Deus criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, já tinha preparado tanto a porta como o caminho para o livramento do Seu povo.
O facto é que o Senhor não precisa da nossa visão para nos libertar e nos fazer vencedores – Ele só precisa nos fazer caminhar na direcção certa, onde está a porta e o caminho que só Ele conhece!
Muitos não têm entrado pelas portas de livramento, simplesmente porque não obedecem, caminhando na direcção determinada por Deus;
Esquecem que obedecer a Deus é um ato de fé, logo não depende de vermos ou de compreendermos o que Deus está a fazer ou quer fazer.
Na maioria das vezes, só veremos e desfrutaremos das portas de fuga e dos caminhos de vitória proporcionados por Deus depois de obedecê-lo, independentemente do que vemos.
A FÉ, O BORDÃO E A PALAVRA DE ORDEM.O Senhor foi muito específico e preciso quando ordenou a Moisés o que deveria ser feito naquele momento muito difícil, em que só um milagre livraria o povo.
Pelo texto, vemos que Moisés era um dos poucos (talvez o único) que realmente cria no livramento do Senhor (Ex 14.13-14) e, por isso, clamava pela intervenção divina.
Mas na hora do milagre, o Senhor chama Moisés para se tornar o canal através do qual operaria as Suas maravilhas!
Estava na hora da barreira que era o mar, do impossível ao ser humano ser transformado na mais segura rota de vitória para aquele povo.
Então o Senhor dá a Moisés um comando muito claro, composto de três partes: chega de clamar, é ora de marchar, de dar passos de fé; levanta o teu bordão; divide o mar para que um caminho de escape e vitória surja para o meu povo.
CAMINHAR NA FÉ:Devemos orar sempre, mas jamais deixar de dar passos da fé.
As portas e caminhos sobrenaturais do milagre que buscamos só se manifestarão na nossa vida quando decidimos caminhar por fé, na direcção do milagre.
O que Deus estava dizendo a Moisés, e a nós também hoje, é que enquanto não caminharmos por fé, as portas do sobrenatural não se abrirão e o milagre não chegará para nós.
Como as portas automáticas de alguns estabelecimentos, que só se abrem quando nos dirigimos em sua direcção, haverá um momento na nossa caminhada em que se estabelecerá um contacto específico e, então, a porta se abrirá.
Precisamos entender que as portas e caminhos espirituais estão lá, mas eles só se abrirão diante dos que caminham por fé!
Nunca desistam de caminhar por fé na direcção dos milagres de Deus para as vossas vidas, pois haverá um momento, que não sabemos exactamente quando, que é momento de contacto da fé, a partir do qual as coisas começarão a acontecer.
LEVANTAR O BORDÃO:
Bordão é uma figura de autoridade. Moisés tinha um bordão nas mãos, com o qual Deus disse que ele faria maravilhas (Êx 4.17).
Levantar o bordão significa que Moisés deveria levantar-se com autoridade, uma autoridade que o Senhor lhe conferiu.
Sendo nós também do Senhor, também recebemos d’Ele autoridade para nos levantarmos em Seu nome, e agirmos para que a Sua glória e o Seu poder se manifestem em nossas vidas e territórios.
Reconhecer nossa autoridade e exercê-la correctamente também é um exercício de fé. Muitos, por desconhecimento ou por se verem e sentirem-se tão pequenos e inseguros, simplesmente não usam a autoridade que possuem e, por isso, não entram no território dos milagres de Deus.
Por causa do sangue do Cordeiro de Deus, estamos em aliança com o Pai, nos tornamos Seus filhos e filhas e recebemos autoridade em nome de Jesus. Aleluia!
A PALAVRA DE ORDEM:“Estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco” (Ex 14.16).
Moisés deveria, no exercício da sua autoridade, libertar a palavra de ordem para a manifestação do milagre, a palavra da fé carregada da substância do milagre de Deus. Não podia mais ficar contemplando passivamente o mar, nem parar pensando nos problemas ou desejando o escape.
Agora Moisés deveria abrir a sua boca profética e libertar a palavra da fé, isto é: determinar que acontecesse o que Deus disse que iria acontecer.
Vemos que Moisés não teve apenas que libertar a palavra do milagre, mas também teve que sustentá-la firmemente, pelo menos em seu coração, porque o milagre não foi instantâneo, levou uma noite para que o mar fosse dividido (Êx 14.21)
Muitos cristãos deixam de experimentar os milagres de Deus porque não exercitam sua fé, nem sua autoridade e, muito menos, libertam ou mantêm firmes ás palavras de ordem que atraem o sobrenatural e surpreendente de Deus.
A Bíblia nos diz que pela Sua Palavra Deus formou o universo (Hb 11.3) e que sustenta todas as coisas pela Palavra do Seu poder (Hb 1.3).
Quando somos movidos pela autoridade que temos, libertamos a palavra da fé, então, a palavra de ordem atrai os milagres de Deus para nossas vidas, famílias, células, discípulos, finanças, empregos, etc.
Nós precisamos estar atentos porque, em muitos casos, o inimigo age com intimidações e mentiras, procurando calar a voz daqueles que Deus se tem levantado para que muitos “mares” se abram e Seus milagres aconteçam.
Exerça a sua autoridade e liberte a palavra de ordem para que o mar dos impedimentos se abra diante de si, da sua família, seus discípulos etc.
Creia que o Senhor já desenhou, para si no plano espiritual, a porta de escape e o caminho da sua vitória.
Nunca despreze os adversários, mas não viva falando neles, mantenha-os para trás de si, confiando que o Senhor é a sua retaguarda, e fixe os seus olhos no sobrenatural de Deus.
Não fique preso á quantidade dos inimigos, nem á sua à fúria e nem ao poder do dele, porque muito maior e mais glorioso é o poder do nosso Deus, o Eterno e Todo-Poderoso Senhor.
Creia que o mar se abrirá para si, com tudo o que é seu, receberá o livramento e a vitória, em nome de Jesus.
Declare que hoje mesmo se fecha um tempo de escravidão e perseguição em sua vida. Caminhe na direcção dos milagres de Deus, levante seu bordão de autoridade e profetize a sua vitória até que ela se materialize diante de você!
1- Há algum tipo de “mar” que precisa se abrir para que sua vitória seja alcançada? Qual o nome desse mar?
2- Dos três comandos que Moisés recebeu, em qual deles você precisa crescer?
3- O que você efectivamente fará a partir da agora para que os milagres de Deus lhe alcancem?
13-12-2009
Pregação abencoada sois uma familia abençoada por Deus
ResponderEliminar